Sobre a "imagem" ou De uma mulher em um mundo de homens

sábado, outubro 30, 2004

"E se eu não quiser seguir o caminho que todos seguem?
E se eu não quiser viver pelos dogmas da sociedade?
Não todos, apenas alguns...
Deixe-me ser livre, apenas de alguns..."

"Digo hoje que entendo por que artistas costumam criar tantos laços entre si - tantos cônjuges, amigos, amantes - e tão poucos com o resto das "profissões". Pelo simples fato de a arte não ser uma profissão... ela é uma maneira toda nova de ver a vida."




Odeio quando alguém vem dizer como eu devo me portar e como devo agir sob o pretexto de estar preocupado com a "imagem" que eu passo. Eles não estão preocupados com a minha imagem, e sim com a imagem que eles, como amigos meus, possam ter. "Ah, você é amigo de fulaninha? Aquela que..."

Não estou bradando que tenho maturidade suficiente para perceber as conseqüências que minhas ações podem ter, mas seria demais deixar que eu aprendesse sozinha? E, a questão que mais me vem à mente agora: será que eu deveria aprender algo? Odeio me submeter a uma realidade machista, onde uma mulher que se comporta como os homens é tanto mal vista em sua própria categoria quanto desprezada pelos homens, que ainda procuram a princesa de branco...

Sim, sim, discurso mais que batido, mas é algo com que há muito tempo não me aborrecia. Claro, 3 anos de namoro, aborrecer-se com quê? Agora, é mais complicado. Ainda mais em um grupo de amizades no qual teu irmão mais velho participa.

Todos que nos conhecem sabem que somos muitos chegados, amigões mesmo. Não tenho segredos com ele, e acho que o inverso é verdadeiro. Mas se eu falar que nunca me senti retraída no grupo por sua presença, estaria mentindo.

Sou uma pessoa muito extrovertida e brincalhona, e piadas relacionadas a sexualidade fazem parte do meu "repertório". Claro, de todo mundo, certo? Mas sempre soa diferente. Num grupo quase que completamente masculino, e com um irmão, as brincadeiras muitas vezes terminam mal interpretadas. Quem nunca me ouviu reclamar que: 1. brasilienses não entendem ironias + 2. meus amigos daqui sempre acham que eu dou em cima deles? É, eu mereço mesmo.

Me cansa essa conversa da "imagem", SEMPRE a "imagem". Me soa falso! Pode ser verdadeiro, não duvido que seja... mas me soa... antiquado. Me soa tão acorrentador que me irrita, como há muito tempo nada me irritava. Vontade de tomar atitudes infantis, ok!, afasto-me do grupo de novo... procuro amigos "só meus"... parece besta, mas talvez fosse uma boa atitude. Quantas vezes eu já sofri nessa de "meus amigos são mais amigos do meu irmão que de mim"? *suspiro*

Mas isso já é questão para outro dia.

7 comentários:

Anônimo disse...

AAA meu chuchu ta certa!
pagay pau! :} mas sempre vai existir um babaca q vai dar esses comentarios inuteis e vao enxe seu saco.. sempre tem um newba na área e uma paca pra agente pisa em cima.. entao relaxa e viva a vida da sua maneira! vc é tudo e eu te amo pelo jeito q vc é

Beijos do teu querido e Extrovertido
Kctao

Anônimo disse...

Po... aguedinha... talvez eu entenda o que é ter um irmão mais velho dentro de um grupo de amigos... já me infiltrei bastante no grupo de amigos do meu irmao mais velho e realmente nao é como estar com amigos "só seus, que vc tenha mais liberdade para falar tudo q quizer..."
E nao bem assim que todos se preocupam "apenas e exclusivamente com sua imagem" Se preocupar um pouco com a imagem de alguem que se considera amigo tb é prova de amizade, isso no sentido de dar palpite e nao de submeter o mesmo a forma que vc quer que ele se comporte...
p'ra terminar, é eu tb axo foda as pessoas que nao entendem muito ironias... d vez em quando é foda... ^-^

Bjos do seu amigo Pedro (soneka)

Anônimo disse...

Ah vei, eu sei q essas coisas stressam profundamente... Mas, se eles sao seus amigos (por mais q tbm sejam amigos de seu irmao), pelo menos pensa um pouco oq eles falaram, eles podem ta pensando no seu bem. Eu nao sei s eu tow falando bobagem, pq eu nem tow vendo a situacao de perto ai.
Mas s vc achar q ele nem sao seus amigos e oq eles falam em bobagem, liga um FODA-SE pra eles. O importante eh ser vc e pronto!!!
Alias, eu gosto de vc assim mesmo, dizendo preu ter amigo-step e me incentivando a tomar iniciativa, por mais q eu saiba q eu nao consigo, hahahahahaah! Vc eh massa demais! :*******

Kika
(quase q eu esqueco de novo de assinar)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paul disse...

é bom ter uma imagem como minha, não como dos outros...

A disse...

Agui tu és linda demais. Te adoro mto mto mto e mto. E eu amo vc pelo que tu és, a Águeda amiga, brincalhona, sincera e que defende na hora que tem que defender a honra e a amizade que tem pelos amigos. Não se deixe abater por essas coisas. Diálogo sempre é a solução! As coisas se resolvem e se ajustam. Nossa, vc é uma dávida pra mim. Tudo de bom e não eskece q tás sempre nas minhas orações pra q Deus te dê sempre dessa felicidade que contagia quem tá do teu lado. Deus te abençoe demais. E em Fevereiro tamos aí pra rirmos juntos, sairmos pra comer Sushim e nos alegrarmos com a coisa boa que é nossa amizade. (é claro, já ia esquecendo)e nada de junkie-food! eheheh Um grande bjo!

Rodrigo disse...

Olá moça,

ok... vamos por partes, pois acho que isso vai ser longo. Confesso que que fiquei um tanto quanto surpreso com a violência de teus comentários. Em todo caso, se é como te sentes, nada mais justo do que "colocar pra fora". Peço, contudo, vênia para tecer alguns poucos comentários.

"Odeio quando alguém vem dizer como eu devo me portar e como devo agir (...)Eles não estão preocupados com a minha imagem..."

"Me cansa essa conversa da 'imagem', SEMPRE a 'imagem'. Me soa falso!"

Não sei se algum pedaço do teu texto foi a mim direcionado, entretanto, mesmo que não tenha sido esta a intenção, o modo como colocas as coisas não deixa de me atingir (e tenho que admitir, machuca).

Acho que sou o primeiro a tentar zelar pela tua imagem e, por mais que penses o contrário, a preocupação é legítima, verdadeira. É a preocupação de um irmão que tenta passar o pouco mais de experiência que tem e que não suportaria ver sua irmã mais nova sofrendo (por saber o quão sensível ela é) com comentários tão hipócritas quanto comuns hoje em dia.

"Não estou bradando que tenho maturidade suficiente para perceber as conseqüências que minhas ações podem ter, mas seria demais deixar que eu aprendesse sozinha?"

Talvez as pessoas que me acusam de ser muito protetor contigo estejam certas e, talvez, esse seja o modo de dizeres que não queres mais que eu exerça tal papel. Assim, passarei a ser uma companhia mais silenciosa e terei certeza de só te aconselhar em algo quando assim o quiseres. Espero que saibas, contudo, que qualquer ação, por menor que seja (como escrever um post em um blog), pode provocar as mais variadas conseqüências.

Termino com uma frase que creio ser muito propícia, de autoria de uma personagem de Friends (deves te lembrar): "Welcome to the real world! It sucks! You're going to love it!"

Beijos do irmão que muito te ama e que promete tentar se meter menos nas tuas decisões.

 
Odeio Cócegas - by Templates para novo blogger