E mais sobre o mundo de homens

segunda-feira, novembro 01, 2004

Por que ser machista é aceitável? Em tempos politicamente corretos, temos que tomar cuidado com as palavras para não cair em armadilhas "discriminatórias", e isso vale para tudo. Tomemos o racismo como exemplo. Com a gradação de cores que temos em nosso país, como se referir a uma pessoa que não chega a ser negra? Morena? Negra? Sempre o chamarão de preconceituoso de algum dos lados. Isso falando de um lado mais light do dito "preconceito". Aí ainda vem discussão sobre as cotas, blá blá blá... bom, o negócio é que todo mundo agora está a favor de uma "igualdade"* e ser racista é considerado o fim.

Mas, voltando a minha pergunta: por que ser machista é algo aceitável? Por que, quando alguém faz um comentário machista, as pessoas respondem com "deixa ele ser machista", como se machismo fosse um ponto de vista válido? (não, pra mim ele não é!)

Cansei de ouvir esse papo de "o mundo é machista porque as mulheres deixam que ele seja". Ahan, claro! Assim como a escravidão existia porque os escravos não se revoltavam... é, é por aí mesmo!

Não agüento mais ver que as coisas não mudam, não importe o que você tente fazer. Quantas coisas eu fui impedida de fazer por que eu "sou mulher"? Quantas vezes eu já não me senti de fora por que eu não me encaixava no padrão da sociedade?** Como é que alguém pode ser cego o suficiente para não perceber que o mundo é feito por e para esse homens?

As mulheres continuam sendo discriminadas, continuam sendo minoria, continuam sendo objetos, continuam sendo tudo que "elas se deixam ser"... mas, enquanto os negros conseguiram uma mudança de pensamento*** em relação a eles da sociedade mais intelectualizada, o preconceito contra a mulher continua como algo "cultural". E, enquanto a sociedade não mudar essa droga de "cultura", continuaremos em propagandas de cerveja ou sendo dançarinas de axé, funk e outros gêneros de nossa MPB****...



* Aspas não porque sou contra, muito pelo contrário, mas porque essa igualdade só existe em discursos, papo para mais tarde...
** Por padrão, entenda-se homem.
*** Antes de qualquer coisas: pensamento, não atitude.
**** Katim! (esse eu não consegui segurar)

1 comentários:

Anônimo disse...

Esta cultura... Sua influência sobre nós é imensa! Só de pensar nisso tenho medo, pois sei o quanto precisamos mudar...
Dentro de nós existe algo q eu poderia chamar de cultura interna. Ela nos permite discernir sobre o q é certo a ser feito. Quanto mais pura se torna a nossa mente, menos influência sofre essa nossa cultura e mais facil fica de ouvir o nosso coração.
Tento não mudar o mundo com palavras pq acredito q muitas coisas bonitas ja foram ditas (isso não me impede de dize-las mas...). Penso, no entanto, q c cultivasse-mos mais o amor em nossas vidas problemas como preconceitos e machismos seriam extintos naturalmente, pois não ocupam o mesmo lugar no espaço! hehehehehehe...
Daniel ITACARAMBY

 
Odeio Cócegas - by Templates para novo blogger