Última Oração

quarta-feira, novembro 10, 2004

Quando eu for morrer
Vou pedir pra ser Outubro
No meio daqueles anjos
Do Círio de Nazaré
Lá estarei tranqüilo
Com meu cigarro de palha
As dores todas vencidas
Nas ondas do rio-mar
E quando chegar a hora
Bem antes de partir
Pedirei à Virgem
Asas feitas de miriti
(Edyr Proença e Emanuel G. Matos)
(saudades)
Círio de Nazaré: Maior festa católica do Brasil. Ocorre todo 2o domingo de Outubro em Belém do Pará, e é conhecido como o "Natal dos Paraenses", tal sua importância. O Círio pára a cidade e leva às ruas aproximadamente 1,5 milhão de pessoas todo ano. Apesar de ser uma festa católica, dedicada a Nossa Senhora de Nazaré, consegue reunir católicos praticantes, não-praticantes, evangélicos, espiritualistas, agnósticos, ateus e não-cristãos de um modo geral.
(saudades)
Anjos: No Círio de Nazaré é comum ver crianças vestidas como Anjos (batas leves a asas).
(saudades)
Rio-mar: Na Amazônia os rios são tão grandes que é comum não conseguir enxergar a outra margem, havendo inclusive praias de rio (sim, com ondas!). Pela grandeza dos rios é dada a denominação de rio-mar.
(saudades)
Miriti: Madeira tradicional do Pará, muito flexível, retirada dos talos da palmeira e utilizada para a confecção de brinquedos a serem vendidos durante o Círio de Nazaré.
(da minha Belém)

Ao fim da procissão - retirada de www.fotolog.net/belem Posted by Hello

1 comentários:

Anônimo disse...

Nao sei se eu ja te contei isso, mas eu tenho um desejo de conhecer Belem um dia. Sempre q passa a cidade na TV, eu penso "eu ainda vou nessa cidade". Sei la pq. Acho q eu me impressionei com o mercado ver o peso e um centro de entretenimento. Ta, eu cheguei a ler mais coisas sobre la, e so me fez querer mais ainda ir la. Ainda nao marquei data pra isso, um dia, sei la... :) Ainda bem q eu tenho uma anfitria por la :D
Kika!

 
Odeio Cócegas - by Templates para novo blogger