Felicidade interna (expandindo)

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Sim, eu estou com uma preguiça enorme de escrever, mas não é por isso que vou deixar de atualizar agora que peguei a freqüência de novo...

Como eu só tava cantando música popular, até me surpreendi quando algo dentro de mim resolveu mudar de ares. Decidi aproveitar que estou com ânimo para terminar o semestre e vou voltar a estudar. Hoje comprei o material para a aula de amanhã de FLV, mas o que mais me interessa, claro, são as matérias da música. Na verdade, o que me interessa mesmo é a Música. Aquela, com M maiúsculo, protagonista do Orfeo de Monteverdi (será isso mesmo?).

Voltei da viagem seca pra cantar, vou estudar a Olympia, e ela vai sair! Pode não sair muito bem, mas sai. E a Zerlina, e também quero levar a Despina (adoro ela). Levar pra onde? Curso de Verão, claro! Tá chegando, e a minha voz tá *nada* trabalhada. Mas vou fazer de qualquer jeito. Com o Frias, claro, terapia de choque. Mas claro que vou dar uma olhadinha na aula do outro professor.

[aviso: parágrafo com jargão técnico adiante. sinta-se confortável em não ler]

Saudades da Música! Adoooooro erudito, e não quero entrar em discussão de "não existe divisão entre erudito/popular", existe sim, e minha praia é o erudito. É muito boooooom... hoje vi o Felipe Lucas estudando o Moszkowsky, escola de notas dobradas, loucura aquilo. Op. 42, n. 2, em sol m, eu acho. LINDO!!! Lindo aquele estudo!!! Eu morri só de ouvir ele estudando... enorme, não acabava, maravilhoso, e ia ficando cada vez melhor. Modulações perfeitas, putz!!, Moszkowsky sabe fazer umas modulações que me matam... um 1-4a menor-1, bobíssimo, empréstimo modal de criança, me faz chorar... amei! Fiquei tão louca com o estudo que pedi para o Felipe me ensinar. Assim, sem livro, sem nada. A única vez na qual eu tentei isso foi com a sonata em Dó M de Mozart, aquela que todo mundo toca, dó, mi sol si, dó-ré-dó... E foi bem divertido. "A sonata das crianças, dos tolos e dos loucos", alguém já disse. Então, eu fui encher o saco dele. E não é que tá saindo? Minhas 3a melhoraram muito, fiz uma escala em 3as de boa. Mas tem umas coisas que vão dar trabalho... fato é: eu vou ter esse livro! Não precisava dele agora, mas vai ser divertido. Difícil, vai dar um trabaaaaaalho... tenho que aproveitar o gás. O Felipe disse que eu já matei umas 2 páginas, duvido, acho que foi só 1. Mas de qualquer jeito...

[fim do parágrafo de jargão técnico]

Então... como eu disse, música clássica! E vivam as óperas! Eu já falei que amo óperas? Profundamente. Adoro. Mais do que barquinhos. (essa foi pro Igor) E a minha ópera favorita, favorita-favorita mesmo, é um dramalhão mexicano: La Traviata, de Verdi. Romââântica...! A personagem principal é a Violetta Valéry, uma cortesã francesa. Personagem ma-ra-vi-lho-sa, mas que eu nunca vou cantar (ai ai!). A ária que eu vou pôr, porém, é do Alfredo Germont, o "mocinho". Tenor, claro. Assim como a mocinha, a Violetta, é soprano. Por sinal, dona de uma das árias mais impossíveis e belas já criadas para Soprano. Mas voltando, nessa ária que eu vou pôr, do Alfredo, ele está se dedicando para a Violetta. 1o ato, início da ópera, surgimento do conflito... na hora, obviamente, ela responde não - como uma cortesã, ela deve viver para o prazer, e não para o amor. Mas a continuação fica para depois. E viva o bel canto!



UN DÌ, FELICE, ETEREA

Un dì, felice, eterea,
Mi balenaste innante,
E da quel dì tremante
Vissi d'ignoto amor.
Di quell'amor ch'è palpito
Dell'universo intero,
Misterioso, altero,
Croce e delizia al cor.

1 comentários:

Anônimo disse...

Águeda, que dificuldade extrema é comentar aki, oras!

Estou dando uma surgida aqui no seu novo blog para dar um sinal d vida, coZ I haveN´t seeN ya for a whiLe, gaL!!

hehe

Primeiro: onde vc esteve, boboca?:|
Segundo: caaaara. A kika esteve aki e nem a vi?:~~
Terceiro: Uó! Vc virou a Geri!! heheh seu cabelo tá sensacional! Vi no fotolog da Kika! eee!
Quarto: Espero q a gente se esbarre no curso de verão!

BeiJoS!

Ana Voiss

 
Odeio Cócegas - by Templates para novo blogger